Cidade Educativa
[ De U.T.I. Educacional à Cidade Educativa ]
A diferença deste para outros projetos não está apenas na evidência dos problemas que afetam concreta, perigosa e principalmente a vida das crianças e jovens de nossas cidades, presentes no cotidiano de nossos noticiários jornalísticos ou observações diárias, mas e principalmente, na forma de enfrentá-los.
O princípio norteador da proposta se baseia na crença e na convicção (fruto de vivências e aprendizagens) que, mais do que a denúncia de nossas mazelas sociais e exposição dos retratos de nossas misérias econômicas e de nossas injustas relações humanas, temos em cada comunidade, por mais distante, pobre, longínqua ou carente que seja, um acervo significativo de respostas, alternativas e alterativas, capazes de mudar radicalmente o quadro da desigualdade social e o ‘status’ de imobilismo em que se encontra.
O que nos propomos fazer é dar a todos os saberes, fazeres e quereres sociais existentes nas diversas comunidades rurais e periféricas de Araçuaí, o espaço privilegiado do conhecimento a ser apreendido, ou, em outras palavras, pensar e agir para transformar cada uma destas micro-comunidades em núcleos geradores de aprendizagem permanente para todos os meninos e jovens da cidade.
Semelhante à UTI médica, a UTI educacional também pressupõe a existência de uma série de procedimentos: urgência do atendimento, eficácia das condutas, atenção e cuidados redobrados, convocatória do que há de melhor em termos de recursos, competências e especialidades, e atuação coordenada em função do objetivo: evitar a "morte". No caso a “morte-cidadã”, provocada pelo analfabetismo e por todas as doenças e moléstias sociais, políticas e econômicas que ela produz e alimenta.
[ Fase U.T.I Educacional ]
Colocar sob observação e cuidados na UTI Educacional quase todos os dois mil "meninos-pacientes" que correm risco pessoal e social, e necessitam de um choque de educação de qualidade;
Dar a cada um deles um tratamento especial de afeto, cafuné pedagógico, acompanhamento, apoio, atenção, cuidado, solidariedade e compromisso, fortalecendo-os para sair o mais rápido possível da UTI e ter "alta pedagógica", recuperando a auto-estima e a capacidade de aprendizagem;
Buscar e desenvolver tantas formas, estratégias e oportunidades de aprendizagem quantas forem necessárias para reverter o quadro "clínico" dos “meninos-pacientes”, promovendo a rápida saída da UTI, passagem pela fase de recuperação e retorno à vida digna e saudável e de aprendizagem permanentes que a cidadania nos exige.
[ Fase Cidade Educativa ]
Aproveitar a mobilização comunitária e escolar da fase UTI para alavancar novos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs) em prol da permanente busca de educação de qualidade e plena de cidadania para toda população escolar;
Sistematizar as boas práticas pedagógicas desenvolvidas na fase UTI como recursos permanentes e adequados para a fase Cidade Educativa;
Incorporar os recursos humanos e pedagógicos desenvolvidos pelo projeto para a formulação de políticas públicas orientadoras, tanto do Conselho Municipal de Educação quanto da Secretaria Municipal de Educação;
Construir tantas redes de aprendizagem quantas forem necessárias para propiciar – quantitativa e qualitativamente - as oportunidades de aprendizagem fundamentais para a construção de uma sociedade ética, solidária e justa para todas suas crianças e jovens, principalmente.

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