Quando saímos de casa para irmos a qualquer lugar, passamos por diversas "aulas" que promovem a nossa "deseducação":
Aula I: as calçadas: (que aqui em Minas são chamadas, poeticamente, de "passeios") quase sempre esburacadas, cheias de obstáculos, que muitas vezes nos obrigam a caminharmos pelas pistas de rolamento, dificultando o acesso de crianças, velhos e pessoas com dificuldades de locomoção, além, é claro, do seu estreitamento em virtude da prioridade para os veículos.
Aula II: as ruas: estas por sua vez, são prioridades nos grandes projetos das cidades, devido a grande "preocupação" por parte dos governantes - assentados na lógica fácil da economia capitalista baseada na produção automobilística - ou seja, altamente proibitiva ao trânsito de pedestres; além do que parece que todo o resto fica à mercê de todo o projeto viário de uma cidade.
Aula III: o transporte: esta é uma matéria difícil de se entender, porque se prioriza o transporte individualizado em detrimento dos deslocamentos coletivos? esta lógica fere, ao meu ver, todo o conceito de livre trânsito das pessoas (um direito garantido pela nossa Constituição Federal - Artigo 5o. XV) condicionando este direito ao poder de compra - quem tem dinheiro pode se locomover.
Aula IV: a geografia urbana: Esta é mais uma matéria de difícil compreensão. A falta de espaços de encontro (Praças Públicas), de trocas, de confraternização (de novo, a priorização das ruas como locais de manifestações, quase sempre em automóveis - carreatas). A massa trabalhadora sempre sendo "empurrada" para os locais mais distantes, tendo de viver em "guetos".
Aula V: segurança: quase sempre, prá não dizer: SEMPRE!; a segurança está ligada à idéia do Controle, da vigilância do indivíduo, à idéia de que viver nas ruas e nas cidades é Muito Perigoso!; do direito de propriedade de alguns e também, de Apropriação do que deveria ser público por estes mesmos: ALGUNS. Enfim, a segurança está a serviço de poucos.
Creio que a nossa observância nos leva a compreendermos que cada vez mais nos querem longe de "nossas cidades", nos querem confinados em nossas casas, cada vez mais longe de nós mesmos!
Promovendo nossa des-humanização!
Vamos prá rua!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário