Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Minha história com o CNPQ - por Igor Bione

Minha história com o CNPQ

Por Igor Bione
Biólogo, cientista fazendo mestrado em ecologia e evolução.
Tudo começou em 2015 a partir de uma bolsa de IC, onde ajudei a otimizar/criar marcadores moleculares para diferentes plantas do Cerrado, como o Murici e o Barbatimão. Os marcadores moleculares possuem diversas finalidades, entre elas está a de dar suporte a ações de conservação e melhoramento genético.


(na foto sou eu apresentando alguns dos resultados da pesquisa no Congresso de Genética do Centro Oeste)
Imagem

Entre 2016-2017, ainda na graduação eu mudei o foco da minha pesquisa, dessa vez ao invés de entender a estrutura genética do Barbatimão eu comecei a pesquisar o efeito das mudanças climáticas na sua distribuição. Essa pesquisa resultou em um artigo científico Em 2018 iniciei o mestrado, com bolsa financiada pelo CNPq, em Ecologia e Evolução, programa de excelência com nota máxima pela avaliação da CAPES. Na minha pesquisa eu continuei tratando do efeito das mudanças climáticas.
Meu tema de pesquisa principal é avaliar o efeito que as mudanças climáticas dos últimos 21 MIL anos desempenharam em um grande mamífero (o Bisão), procurando responder se ele conservou suas preferencias climáticas ou se adaptando.
   ImagemImagem

Essa é minha história com o CNPq. Ele foi (e é) fundamental para centenas de pesquisas. O sucateamento do órgão é um atestado de que o Brasil tá doente, e trará consequências graves. Voltaremos a exportar cérebros e importar todo tipo de tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário