grafite: Cranio
Res publica é uma expressão latina que significa literalmente "coisa do povo", "coisa pública". É a origem da palavra república e, conceitualmente, da palavra inglesa commonwealth.
O termo normalmente se refere a uma coisa que não é considerada propriedade privada, mas a qual é, em vez disso, mantida em conjunto por muitas pessoas
A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo.
A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado. Nicolau Maquiavel descreveu o governo e a fundação da república ideal na sua obra Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (1512-17). Estes escritos, bem como os de seus contemporâneos, como Leonardo Bruni, constituem a base da ideologia que, em ciência política, se designa por republicanismo.
Por aqui, no Brasil, vemos a “herança maldita” das Capitanias Hereditárias que prevalecem sobre o que deveria ser público, O direito à propriedade privada em detrimento do Bem Comum. Um feudo que permanece, em nome da manutenção do Poder e do Status Quo, de meia dúzia de famílias que continuam mandando e desmandando.
A construção do verdadeiro poder Popular não tarda e a cada dia se faz mais necessário.
Pátria Livre, Venceremos!!!


Nenhum comentário:
Postar um comentário