Pequeno Tratado das Grandes Virtudes - Andre Comte-Sponville
O que é uma virtude? É uma força que age, ou que pode agir. Assim a virtude deuma planta e de um remédio, que é tratar, de uma faca, que é cortar, ou de umhomem, que é querer e agir humanamente. Esses exemplos, que vêm dos gregos,dizem suficientemente o essencial: virtude é poder, mas poder específico. Avirtude do heléboro não é a da cicuta, a virtude da faca não é a da enxada, avirtude do homem não é a do tigre ou da cobra. A virtude de um ser é o queconstitui seu valor, em outras palavras, sua excelência própria: a boa faca é a quecorta bem, o bom remédio é o que cura bem, o bom veneno é o que mata bem...O que é uma virtude? É uma força que age, ou que pode agir. Assim a virtude deuma planta e de um remédio, que é tratar, de uma faca, que é cortar, ou de umhomem, que é querer e agir humanamente. Esses exemplos, que vêm dos gregos,dizem suficientemente o essencial: virtude é poder, mas poder específico. Avirtude do heléboro não é a da cicuta, a virtude da faca não é a da enxada, avirtude do homem não é a do tigre ou da cobra. A virtude de um ser é o queconstitui seu valor, em outras palavras, sua excelência própria: a boa faca é a quecorta bem, o bom remédio é o que cura bem, o bom veneno é o que mata bem...O que é uma virtude? É uma força que age, ou que pode agir. Assim a virtude deuma planta e de um remédio, que é tratar, de uma faca, que é cortar, ou de umhomem, que é querer e agir humanamente. Esses exemplos, que vêm dos gregos,dizem suficientemente o essencial: virtude é poder, mas poder específico. Avirtude do heléboro não é a da cicuta, a virtude da faca não é a da enxada, avirtude do homem não é a do tigre ou da cobra. A virtude de um ser é o queconstitui seu valor, em outras palavras, sua excelência própria: a boa faca é a quecorta bem, o bom remédio é o que cura bem, o bom veneno é o que mata bem...O que é uma virtude? É uma força que age, ou que pode agir. Assim a virtude deuma planta e de um remédio, que é tratar, de uma faca, que é cortar, ou de umhomem, que é querer e agir humanamente. Esses exemplos, que vêm dos gregos,dizem suficientemente o essencial: virtude é poder, mas poder específico. Avirtude do heléboro não é a da cicuta, a virtude da faca não é a da enxada, avirtude do homem não é a do tigre ou da cobra. A virtude de um ser é o queconstitui seu valor, em outras palavras, sua excelência própria: a boa faca é a quecorta bem, o bom remédio é o que cura bem, o bom veneno é o que mata bem...O que é uma virtude?
É uma força que age, ou que pode agir.
Assim a virtude deuma planta e de um remédio, que é tratar, de uma faca, que é cortar, ou de umhomem, que é querer e agir humanamente.
Esses exemplos, que vêm dos gregos,dizem suficientemente o essencial: virtude é poder, mas poder específico.
A virtude do heléboro não é a da cicuta, a virtude da faca não é a da enxada, avirtude do homem não é a do tigre ou da cobra.
A virtude de um ser é o que constitui seu valor, em outras palavras, sua excelência própria: a boa faca é a que corta bem, o bom remédio é o que cura bem, o bom veneno é o que mata bem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário