Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O direito (e o dever) de sermos Soberanos.

Segundo o dicionário Aurélio a palavra Soberania quer dizer: "propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que não deve sua validade a nenhuma outra ordem superior".
Infelizmente, como em várias outras situações, o sentido correto da palavra não exprime de forma alguma a realidade. Ou melhor, a realidade não exprime de forma alguma o sentido correto da palavra.
Enfim, quando queremos dizer que somos um Estado Soberano, não estamos querendo dizer que somos uma ordem suprema e que não devemos nossa validade a nenhuma outra ordem superior, dizemos que somos um Estado subserviente aos interesses de terceiros.
Quando dizemos que somos uma das maiores nações produtoras de alimentos no mundo, não queremos dizer que produzimos alimentos para que o nosso povo não passe fome e sim para que atendamos aos interesses do mercado, que tratam os alimentos como "commodities" (soja, cana-de-açúcar, café,etc.), senão não teríamos uma população estimada em 56 milhões de pessoas que sobrevivem em situação de Insegurança Alimentar (www.unicamp.br) ou seja, 1/3 da população!

Duas frases do "enormeJosué de Castro (Geografia da Fome): "A verdade é que os povos chamados subdesenvolvidos já se aperceberam da profunda contradição que existe entre os preceitos morais de igualdade, fraternidade e humanitarismo, pregados e defendidos pelos teorizantes da civilização ocidental e a crua e cínica disputa pelo lucro a que se entregam os grupos mercantilistas dominantes nos países bem desenvolvidos e industrializados do mundo.” 

"Existem 2/3 de pessoas que não dormem porque sentem fome, e 1/3 de pessoas que não dormem por medo dos que sentem fome."  

Estas frases são década de 50, nada mais atual...

Nenhum comentário:

Postar um comentário