Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Sobre a guerra híbrida dessas eleições e como combatê-la.




Escrito por ZZachi 


A estratégia de fabricar boatos diariamente e depois negá-los, fazendo com que a realidade seja subjetiva, se chama "FireHoose" (mangueira de incêndio- a mangueira passa um largo volume de água rapidamente de forma consistente, por isso a analogia). 
A ideia é justamente fazer que o povo não consiga mais acreditar em nenhum fato, porque "todo mundo mente" e que só lhe resta escolher a narrativa que lhe agrade. Fact checking não serve de nada contra FireHoosing porque ele se baseia em um consenso sobre a realidade, que foi quebrado pelos boatos, não adianta jogar fatos contra quem acha que o próprio factcheck é mentira. Eles já se agarraram à narrativa que compraram.
Os políticos não fazem isso à toa. Questionar a própria realidade não é só má fé, é uma demonstração de poder.
"A realidade é o que EU digo que é", por isso bolso, trump, putin, le pen e outros tantos dizem mentiras descaradas e depois negam que disseram, mesmo com provas de que mentiram. É justamente para desestabilizar o conceito de realidade e fazer o oponente ter a humilhante necessidade de provar que está sendo honesto. É uma técnica que serve tanto para alienar quanto para desgastar o oponente. Enquanto estamos ocupados provando fatos, eles se ocupam vendendo narrativas. A gente sabe que bolsonarista vota nele pela promessa do que ele é, e não pelo que ele é de fato. Dessa forma o oponente se mantém perpetuamente numa posição reativa ao invés de proativa. Não tem tempo de vender a própria narrativa nem de se mobilizar com suas próprias pautas.
Quem faz firehoose não tá nem aí para jogar sujo, para eles "os fins justificam os meios", quero que se lembrem que eles não se consideram ruins. Eles realmente acreditam q a realidade deles é melhor e mais segura, que Deus vai ficar feliz com isso, que as minorias têm que ser colonizadas mesmo por causa de uma "força maior". Se todo mundo for igual, mais fácil para governar. A diferença e a diversidade fortalece o povo em todas as áreas possíveis, intelectual, artística, econômica e democrática. MAS é mais difícil de governar, ainda mais com um país continental como o Brasil.
Por isso o uso do fascismo: é um modo de homogenizar à força o povo. Enfim, esqueçam a ideia d combater fakenews. Apelem para a narrativa e para a moral, especialmente a cristã, que é lá que está o verdadeiro embate.
Se eles falam de deus, reforce que Jesus era amor e perdão.
Se falam de segurança, falem de redenção e educação
Se falam de moral, lembrem do "não julgarás".
Essa é a galera que acredita no "bem Xmal" - “deus X satã". Simplificar para entender é da nossa natureza, não é infantilidade, é o que nos fez sobreviver 300 mil anos como bichos sociais.
Simplifique a sua narrativa porque, ninguém é simples.
Use fato com os céticos.
Fale da complexidade com quem QUER complexidade, vocês tão jogando tudo no mesmo saco e não entendendo porque não funciona.
É que nem tentar vender um produto pro nicho errado.
Você vai falar para a velhinha com osteoporose comprar skate para ela? Não!
Mas e se vc vender o skate para ela com a narrativa que o neto dela vai gostar?
Sacaram?
Por fim, deixe obvio pros políticos mentirosos que vocês sabem qual a tática deles e pare de jogar como eles querem.
Eles estão tentando exercer poder sobre você dizendo que eles podem dobrar a realidade à vontade. Se faça de sonso e use as mentiras deles contra a narrativa deles mesmos.

Bebam água, não usem celular na cama. Um bom jeito de falar c/o público é já chegar falando uma verdade ao invés de refutar uma mentira. Um excelente exemplo:
Entrevista Haddad x Bonner: +Bonner: Qndo o PT vai pedir desculpas por ser o partido+corrupto da história?
Ao invés do Haddad entrar em pânico e responder "mas isso é fake aqui os dados pt nã foi o corrupto"
Ele respondeu: Pt foi o partido que mais deu independência para a polícia, inclusive para prender os próprios petistas Sentiram a diferença?
Bonner quis implicar que o PT era o partido mais corrupto e ao invés do Haddad negar o fato, q n ia convencer ninguém q já acredita nisso, ele respondeu q o PT empoderou a polícia para prender até mesmo o próprio partido, colocando PT numa posição de que joga limpo. Sacou? Por isso o Bonner saiu tão exaltado da entrevista, pq o Haddad não caia na armadilha dele. Haddad se prestava a explicar as coisas ao invés de tentar desmentir o Bonner e acabar caindo numa contradição retórica provocada.



FONTES:
https://www.youtube.com/watch?v=nknYtlOvaQ0 …

https://www.rand.org/pubs/perspectives/PE198.html …
https://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/perspectives/PE100/PE198/RAND_PE198.pdf …

Nenhum comentário:

Postar um comentário